Ensino Fundamental I
O Mundo é Belo As crianças passam para a segunda fase da infância na idade de seis para sete anos. Esta mudança é marcada por uma nova prontidão para a aprendizagem formal. É importante para alimentar as novas capacidades intelectuais, continuando a fomentar a vida da imaginação como a criança se move através do ensino fundamental. Estes são os anos em que todas as crianças, não importa quais são os seus dons, é um artista no coração, a tarefa do professor é o de informar o conhecimento intelectual com a experiência estética. Todos os assuntos, matemática, ciências e estudos sociais, trabalhos em madeira e tricô, esportes e segunda línguas (ambos alemão e inglês) são ensinadas imaginativamente e artisticamente. Os professores abordar os sentimentos das crianças, bem como o seu intelecto, em imagens e histórias, na cor, ritmo e música. Assim, o que é aprendido torna-se uma parte viva da criança. Todos os dias no ensino fundamental começamos com a lição principal, que tem a duração de duas hora. Durante este tempo ininterrupto, o professor da turma apresenta o assunto letivo artisticamente, de forma descritiva, e dramaticamente. As crianças revisam e fazem perguntas à medida que os temas surgem na discussão. O trabalho dos estudantes inclui a criação de seus próprios cadernos das aulas principais, o que será um reflexo do que eles aprenderam apresentada por palavras, imagens, gráficos e diagramas. Um professor de classe, o acompanha e complementam seu trabalho, orientando e conduzindo os alunos durante todo ensino fundamental.
Padrinho O 5º Ano recebe o primeiro 1º Ano, o que significa que todos os alunos do quinto ano recebem um dois ou mais alunos. O padrinho cuida deste aluno do primeiro ano, mostra-lhe a escola, ajuda a cuidar nos intervalos e recreio. Muitas vezes, desenvolve-se um relacionamento intenso que dura muitos meses, às vezes anos.
Verso da Manhã Todas as manhãs, no início da aula de época, a oração da manhã é falada em todo o Brasil e em outras línguas ao redor do mundo. Nos graus 1º - 4º é o seguinte provérbio por Rudolf Steiner:
Com sua luz querida
Parte rítmica As manhãs são seguidas pelas chamadas parte rítmica. Nele poemas são falados juntos, canções são cantadas, toques de dedo são feitos, pessoas pulam, carimbam, aplaudem e soltam-se. As crianças também chegam espiritualmente na sala de aula, a turma é formada, torna-se comunidade. Há muito movimento nesta parte, tornando mais fácil para as crianças ficarem quietas, concentradas, quietas e trabalharem.
Material Didático e Narrativo
O material didático nunca é ressecado e sem imaginação para a criança. Uma atmosfera de conto de fadas permeia todo o ensino. As letras não caem do céu, mas primeiro uma história é trazida pelo professor é contada para as crianças - talvez o conto de fadas do "Ganso de ouro". Então o ganso de ouro é pintado com lápis de cera. Em seguida, a letra G é abstraída de desenho do ganso e, finalmente, o som é falado.
Assim, nada de estranho é colocado sobre a criança, mas ela pode desenvolver uma relação emocional íntima com a letra "G" e foi capaz de compreender sua "origem". Na seção narrativa no final da lição principal, a professora conta histórias sobre contos de fadas, lendas, fábulas e mitos. Assim, a criança é introduzida na poesia atemporal da literatura mundial, nos modelos morais e religiosos e nas questões profundas da humanidade. O despertar para a natureza circundante, para pedra, planta, animal e estrela é promovido por histórias pictóricas. Não explica intelectualmente, mas a rosa orgulhosa fala a violeta modesta e talvez a raposa esperta resolve a disputar entre os dois.
Nas lições diárias da época do professor nas classes, a parte narrativa ocupa um espaço significativo. Cada idade da criança tem uma correspondente "idade de leitura e narrativa". Rudolf Steiner também deu algumas dicas para as aulas individuais em seu currículo para as escolas Waldorf. A substância corresponde à respectiva fase de desenvolvimento da criança e contribui para um crescimento saudável.
livros Didáticos Nas Escolas Waldorf , os livros didáticos são amplamente dispensados. As crianças, no entanto, são intensamente encorajadas a liderar folhetos antigos. Estes são verificados e fornecidos após a época com uma nota do professor. Além disso, muitas vezes ainda existem regras ou livros de gramática. É trabalhado em português e inglês com uma variedade de livros de leitura. Mais tarde, os alunos das línguas estrangeiras obtêm livros de gramática. |