Aritmética/ Matemática
Objetivos gerais de ensino
"Nas escolas Waldorf, a instrução computacional é dividida em três níveis. No primeiro estágio, que inclui os primeiros cinco anos de escolaridade, a aritmética é trazida de uma área de atividade ainda intimamente conectada com as funções vitais da criança e gradualmente expandida na direção do interior para o exterior. No segundo nível, em graus 6 a 8, especialmente o aspecto prático aos seus direitos plenos ocorre ... A transição para a terceira fase, a partir de 9º ano, é caracterizada pela adição de pisar no ponto de vista racional.
1º ao 3º Ano
A dinâmica da atividade de vontade deve ser internalizada na experiência do contável. A motivação por sinais pictóricos das qualidades numéricas deve ser despertada. Esse duplo aspecto é importante: por um lado, o treinamento dos sentidos corporais através de experiências de movimento, modelagem das possibilidades de movimento (habilidades motoras grossas e finas) e exercícios de coordenação. Por outro lado, internalização das atividades realizadas em atividade mental
Para lidar livremente com representações quantitativas de números, um espaço interno de números deve ser criado, no qual primeiro se aprende a mover-se ritmicamente, variando o ritmo de contagem inicial. Entre outras coisas, isso faz com que a memória seja treinada e formada durante o aprendizado rítmico e relacionado ao movimento das tabelas de multiplicação. Importante parece agir mais concretamente possível e claramente no início da computação atual e considerar o tema: "A partir do todo para as partes" Em outras palavras, é o equilíbrio certo entre o pensamento analítico e sintético são feitas ....
4º e 5º Ano
Quando a criança atinge a idade de nove anos, uma mudança decisiva ocorre na criança. Sua relação ininterrupta com o meio ambiente torna-se diferente, mais distante. A harmonia e mundo espiritual é literalmente "de rocha". Esta mudança na experiência emocional também segue o currículo na aritmética ensinamento quando ele se aproxima leva a criança a lidar com números fracionários do quarto ano escolar . A criança então tem lugar no encontro com o assunto que ele também experimentou dentro ...
Isto é seguido por aritmética com frações decimais como um acordo prático. Após ultrapassar o limite de visibilidade o "rubicão" os alunos a explorar a viabilidade de computação com decimais no 5º Ano ... . Mais uma vez, você pode com o círculo de polaridades linear a começar,de modo que o aluno leve essas duas estruturas geométricas tão intensamente quanto possível à experiência, é aconselhável, por enquanto, ficar sem uma bússola e uma régua(instrumentos), isto é, a partir de uma mãos livres.