Lições em Época
Todos os dias, das 7h20 às 9h40, ocorre a época ou a lição principal. Aqui, uma área temática é tratada em períodos de várias semanas (geralmente 3-4) pelo professor da turma de 1º ao 5º ano.
As lições da época são divididas em várias fases (discurso matutino, testemunhos, parte rítmica, parte trabalhadora, parte narrativa). Os alunos podem lidar intensivamente com o material dessa maneira. Após a época, o material tratado pode descansar um pouco para ser refrescado na próxima época da mesma área de assunto por uma breve repetição e depois expandida.
O ensino da época é a forma básica de ensino holístico, um elemento que as escolas estatais agora cada vez mais assumem, ensino lição é realizado nas disciplinas em que os assuntos podem ser tratados auto-suficiente: Português, Matemática, desenho de forma, história, ciência (física, química), zoologia, antropologia, botânica, geografia, astronomia, política e história da arte.
No Ensino Fundamental I há adicionalmente épocas como construção da casa, das profissões, do tempo etc.
Livretos da Época
Os cadernos, textos, gravuras, gráficos, tabelas, etc., que acompanham as lições são desenhados pelos alunos, são chamados folhetos de época. Os textos são escritos na escola, no quadro-negro ou em casa, a partir de um pedaço de papel, ditado na escola ou depois escrito pelos próprios alunos. O livro de lição fornece uma auto-formulação e é cuidadosamente um projetado educacional, o livro representa no qual podem ser consultados novamente mais tarde, porque contém todo o conteúdo essencial, porque na escola Waldorf, quase não há livros didáticos.
Além dos cadernos de época que são corrigidos no final de cada período pelos professores, existem algumas atividades que complementam as outras matérias que as tornam cada vez mais completa ao longo do ano.
Classes de Especialistas
A classe de assunto segue a classe de época. Aqui são ensinadas, além das bem conhecidas matérias gerais, temas específicos da pedagogia Waldorf, tais como: artesanato e plantas, horticultura, marcenaria, costura ou euritmia entre outras.
A variedade de exercícios artísticos e manuais, em harmonia com os temas intelectuais, contribui para um desenvolvimento saudável das crianças. Dependendo dos requisitos educacionais, a turma é dividida em grupos menores de aprendizagem, por exemplo, em idioma estrangeiro e trabalhos manuais.
Não existe antecipação do curriculum porque o currículo é específico para a idade e para o desenvolvimento, e a classe como comunidade social ganha um grande peso.