Lingua Estrangeira
O início precoce do ensino de línguas estrangeiras é uma das peculiaridades da educação Waldorf. Na nossa escola, o inglês é ministrado no 1ª Ano e o alemão a partir do 2ª Ano, com base nos achados antropológicos de Rudolf Steiner. Ao aprender línguas estrangeiras, todo o ser humano deve ser incluído e, portanto, as três áreas do corpo, alma e espírito devem ser abordadas. Na escola primária, as crianças crescem da imitação para o desdobramento completo do poder de linguagem infantil na outra língua. Os primeiros três anos são caracterizados por fortes elementos afetivos e emocionais devido à alta proporção de elementos rítmicos que são apoiados por movimentos. Ao recitar e cantar, o sentimento é abordado principalmente e, no movimento, as crianças trabalham por força de vontade. Ler e aprender a aprender começa no terceiro ano de aprendizagem, quando a memória e a imaginação se formam e as crianças desenvolvem uma auto-estima mais forte. Isso acontece quando o rubicão é cruzado (9/10 anos). O início da escrita é, portanto, o primeiro passo para a experiência consciente da outra língua e faz com que as crianças olhem para o exterior.
As criancinhas aprendem sua linguagem a partir do movimento e da sensação, apenas recentemente com o sistema nervoso sensorial.
O ensino de línguas estrangeiras é oferecido em todos os anos escolares.
Objetivos do ensino de línguas estrangeiras na Escola Waldorf
O ponto de partida, como em todos os outros assuntos dos próprios alunos, é o seguinte ser como um ser que se desenvolve individualmente no exame do material de aprendizagem, mas mesmo assim de acordo com a idade. O material de aprendizagem suporta este desenvolvimento e, através do seu conteúdo, pode promover sentimentos humanos em profundidade.
A questão é: o que é predisposto no homem e o que pode ser desenvolvido nele, e não só: o que o homem precisa saber e ser capaz de fazer pela ordem social existente?
A este respeito, o principal objetivo do ensino de línguas estrangeiras é permitir que o aluno tenha um encontro com a outra cultura através da língua. Neste contexto, tem direito a que serve este objetivo, que é ao lado do património cultural da área de linguagem (por exemplo. Como na Inglaterra de Shakespeare, na Alemanha, a literatura do século 19 e a cultura atual para a linguagem cotidiana prático para ele, este último não é tão Fim em si mesmo, mas incorporado no contexto acima mencionado.
Os alunos devem aprender a ter empatia e compartilhar as sensações dos outros. Ensinar línguas estrangeiras pode e deve, assim, estimular a abertura e o interesse por estrangeiros e permitir a aprendizagem intercultural. Isso também significa que o aluno se sente confortável, de modo que certas condições de estrutura situacional sejam criadas. Tensão e solução, expectativa e prazer, seriedade e humor numa mudança rítmica são, muitas vezes, os meios decisivos para se aprender o sucesso nas aulas de idiomas.
A instrução inicial em ambas as línguas estrangeiras
Na escola, as forças de imitação do primeiro ano ainda são fortes. Nos primeiros três anos, a criança desfruta de uma grande experiência sensorial imediata, movimento, melodia e rima. Assim, as crianças experimentam a língua estrangeira através do professor em movimento, som e ritmo.
As crianças se envolvem em recitação, coral, canto e dança. Jogos de perguntas e quebra-cabeças já estão começando a captar formas gramaticais e consolidar o que eles experimentaram para uma conscientização posterior. Ao longo de três anos, muitas crianças adquirem um vocabulário abrangente e muitas frases úteis.
As línguas estrangeiras são parte integrante do currículo Waldorf. O alemão e o inglês são as duas línguas estrangeiras ensinadas na Escola Ensino Vivo. À medida que os alunos são expostos a línguas de dois grupos linguísticos diferentes, o alemão e o inglês, eles absorvem o conhecimento da vida de dois pontos de vista diferentes. Os alunos também aprendem a se comunicar com pessoas de outros países. Mais importante, no entanto, eles desenvolvem um entendimento e apreciação por outras culturas. Através dos meros sons de cada língua, os estudantes experimentam características únicas à cultura. Como ouvido quando falado pelo professor, ou como experimentado em suas próprias canções e recitações, cada língua fornece uma janela através da qual os estudantes experimentam o mundo.
Do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, as aulas de línguas consistem apenas em trabalhos orais. Desde a primeira lição no primeiro ano, os alunos são cercados pelos sons das novas línguas. Estes três primeiros anos compreendem a idade de ouro para aprender línguas, uma vez que a criança ainda é muito receptiva aos tons, ritmos e padrões de fala. Assim, é neste momento que podemos estabelecer a pronúncia mais pura e o amor genuíno pela língua estrangeira. Uma das fontes mais importantes de material, em que as crianças podem realmente experimentar o caráter de uma cultura, é no folclore alemão/ inglês e músicas folclóricas. Conseqüentemente, as lições no primeiro ao terceiro ano são preenchidas com a idade apropriada, poesia sazonal, canções, destrava língua e versos. Não há realmente nenhum limite para a quantidade de material que pode ser oferecido a esta idade. Os alunos criam seus próprios livros de texto preenchidos com desenhos a partir do conteúdo das aulas. Isso constrói uma base de experiências para a leitura e escrita da língua estrangeira no final do terceiro ano. Além disso, vários jogos adicionam movimento e vivacidade às aulas. Até o final do terceiro ano, os alunos devem identificar vários objetos em suas salas de aula, roupas e partes do corpo. Eles também devem ter um vocabulário de trabalho para cores, números e tempo.
No quarto ano, o estudo da língua torna-se mais sistemática. gramática básica é introduzida, a ortografia se torna uma parte das lições, desenvolvimento de vocabulário é enfatizada, e as crianças começam a ler e escrever. o estudo da língua para o quinto ano torna-se mais complexa. Livros didáticos são introduzidas, trabalhos de casa agora é atribuído, e questionários são dadas em sala de aula. Embora recitação, jogos, e canto continuam a ser importantes no sexto ano, a ênfase continua a sua mudança para a gramática, vocabulário, leitura e trabalho escrito. Existem testes regulares, e os estudantes praticam suas habilidades de conversação em sala de aula.