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Ensino Fundamental I

 
O Mundo é Belo 

As crianças passam para a segunda fase da infância na idade de seis para sete anos. Esta mudança é marcada por uma nova prontidão para a aprendizagem formal. É importante para alimentar as novas capacidades intelectuais, continuando a fomentar a vida da imaginação como a criança se move através do ensino fundamental.

Estes são os anos em que todas as crianças, não importa  quais são os seus dons, é um artista no coração, a tarefa do professor é o de informar o conhecimento intelectual com a experiência estética. Todos os assuntos, matemática, ciências e estudos sociais, trabalhos em madeira e tricô, esportes e segunda línguas (ambos alemão e inglês) são ensinadas imaginativamente e artisticamente. Os professores abordar os sentimentos das crianças, bem como o seu intelecto, em imagens e histórias, na cor, ritmo e música. Assim, o que é aprendido torna-se uma parte viva da criança.

Todos os dias no ensino fundamental começamos com a lição principal, que tem a duração de duas hora. Durante este tempo ininterrupto, o professor da turma apresenta o assunto letivo artisticamente, de forma descritiva, e dramaticamente. As crianças revisam e fazem perguntas à medida que os temas surgem na discussão. O trabalho dos estudantes inclui a criação de seus próprios cadernos das aulas principais, o que será um reflexo do que eles aprenderam apresentada por palavras, imagens, gráficos e diagramas.

Um professor de classe, o acompanha e  complementam seu trabalho, orientando e conduzindo os alunos durante todo ensino fundamental.
O currículo, organizado e articulado em suas facetas de abordagem do mundo e da arte, procura atender ao desenvolvimento cognitivo-socio-emotivo do aluno em cada idade. 
Os conteúdos básicos são vivenciados com os alunos em blocos-períodos de 4 semanas, em média. . Esse processo, denominado de “épocas”, permite aos alunos um maior aprofundamento dos grandes temas trazidos pelos professores. 
A arte permeia todas as atividades, pois é no sentido que se vitaliza a relação da criança (7-15 anos) com os outros e com o mundo, motivando a atividade e abrindo caminho para a estruturação de um pensar flexível e harmonioso.  
Além do currículo básico, música (canto, flauta e outros instrumentos), artes (pintura, modelagem, escultura, etc.), educação física (jogos sociais, ginástica), trabalhos manuais (tricô, crochê, bordado, costura), jardinagem e passeios pedagógicos.  

 

Padrinho

O 5º Ano recebe o primeiro 1º Ano, o que significa que todos os alunos do quinto ano recebem um dois ou mais alunos.

O padrinho cuida deste aluno do primeiro ano, mostra-lhe a escola,  ajuda a cuidar nos intervalos e recreio. Muitas vezes, desenvolve-se um relacionamento intenso que dura muitos meses, às vezes anos.

 

Verso da Manhã

Todas as manhãs, no início da aula de época, a oração da manhã é falada em todo o Brasil e em outras línguas ao redor do mundo. Nos graus 1º -  4º é o seguinte provérbio por Rudolf Steiner:

 

Com sua luz querida
o sol clareia do dia,
e o poder do espírito,
que brilha na minha alma,
dá força aos meus membros.
No brilho da luz do sol, oh Deus,
venero a força humana
que tu, bondosamente,
plantaste na minha alma.
Para que eu possa estar
ansioso em trabalhar.
Para que eu possa ter
desejo de aprender.
De Ti, vem luz e força.
Para Ti refluem
amor e gratidão.

 

Parte rítmica

As manhãs  são seguidas pelas chamadas parte rítmica. Nele poemas são falados juntos, canções são cantadas, toques de dedo são feitos, pessoas pulam, carimbam, aplaudem e soltam-se. As crianças também chegam espiritualmente na sala de aula, a turma é formada, torna-se comunidade. Há muito movimento nesta parte, tornando mais fácil para as crianças ficarem quietas, concentradas, quietas e trabalharem.

 

Material Didático e Narrativo

 

O material didático nunca é ressecado e sem imaginação para a criança. Uma atmosfera de conto de fadas permeia todo o ensino. As letras não caem do céu, mas primeiro uma história é trazida pelo professor é contada para as crianças - talvez o conto de fadas do "Ganso de ouro". Então o ganso de ouro é pintado com lápis de cera. Em seguida, a letra G é abstraída de desenho do ganso e, finalmente, o som é falado.

 

Assim, nada de estranho é colocado sobre a criança, mas ela pode desenvolver uma relação emocional íntima com a letra "G" e foi capaz de compreender sua "origem". Na seção narrativa no final da lição principal, a professora conta histórias sobre contos de fadas, lendas, fábulas e mitos. Assim, a criança é introduzida na poesia atemporal da literatura mundial, nos modelos morais e religiosos e nas questões profundas da humanidade. O despertar para a natureza circundante, para pedra, planta, animal e estrela é promovido por histórias pictóricas. Não explica intelectualmente, mas a rosa orgulhosa fala a violeta modesta e talvez a raposa esperta resolve a disputar entre os dois.

 

Nas lições diárias da época do professor nas classes, a parte narrativa ocupa um espaço significativo.

Cada idade da criança tem uma correspondente "idade de leitura e narrativa". Rudolf Steiner também deu algumas dicas para as aulas individuais em seu currículo para as escolas Waldorf. A substância corresponde à respectiva fase de desenvolvimento da criança e contribui para um crescimento saudável. 

  1. Ano letivo: contos de fadas, histórias naturais no humor de conto de fadas
  2. Ano letivo: fábulas de animais, lendas de santos, sagas da natureza, contos de fadas de plantas e lendas
  3. Ano letivo: Histórias do Antigo Testamento, histórias de criação
  4. Ano letivo: Divindades germânicas e sagas heróicas, mitos nórdicos e Indígenas.
  5. Ano escolar: deuses gregos e lendas heróicas ("Ilíada" e "Odisséia").

livros Didáticos

Nas Escolas Waldorf , os livros didáticos são amplamente dispensados. As crianças, no entanto, são intensamente encorajadas a liderar folhetos antigos. Estes são verificados e fornecidos após a época com uma nota do professor. Além disso, muitas vezes ainda existem regras ou livros de gramática.

É trabalhado em português e inglês  com uma variedade de livros de leitura. Mais tarde, os alunos das línguas estrangeiras obtêm livros de gramática.

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