Desenho de Formas

Do 1º ao 4º ano, este assunto é ensinado como um desenho de forma pura
e serve como preparação para a escrita no 1º e 2º ano.
Na classe do 5ºano, o assunto entra na geometria à mão livre.

No 1ª ano, o desejo da criança de se mover tem precedência, porque as formas individuais são primeiro traçadas no ar com a mão e o pé e depois correm também. Acima de tudo, o desenho das formas é uma maneira de lidar com a linha sem desenhar nada de objetivo. Para os nossos filhos, é muito adequado levá-los ao repouso e à concentração, o que também traz um aspecto terapêutico.

Hoje, nossos filhos estão cada vez mais expostos a crises familiares, super estimulação, sobrecarregando o gerenciamento do tempo, novas mídias e consumo. Essas superficialidades dificultam a conexão com o mundo. As consequências são, falta de concentração, falta de resistência e falta de dedicação. Tédio e vazio ocorrem e são difíceis de suportar. Isso cria uma grande necessidade de ser entretido ou mesmo estimulados. A tarefa da pedagogia é iniciar processos básicos de aprendizagem que neutralizem essas influências negativas. Através deles, camadas psíquicas mais profundas são alcançadas e despertadas.

Na primeira aula, cada aluno desenha uma "reta" e uma "curva" no quadro. São gestos primordiais dos quais todas as outras formas podem ser formadas graficamente.

Assim, diferentes formas são praticadas, que uma vez têm a linha reta e uma vez o linha curva e, assim, estimulam diferentes estados de espírito.

O aluno pode mergulhar em processos de experiência que o estimula e fazem disso um conteúdo. O senso de forma no aluno é despertado e treinado. Ao desenhar o "lemniscata", é possível que os alunos entrem em um "processo de respiração" ao atravessar, em um balanço.

Na 2ª aula inicie desenhos simétricos. O homem é simétrico. Os alunos têm um desejo de completude nesta idade.
Rudolf Steiner: "Deste modo, traz-se à criança o desejo ativo interior de terminar as coisas inacabadas, formando assim uma concepção própria da realidade." Reflexões tão diferentes são praticadas. O professor dá uma página e os alunos refletem esse formulário. Formas de folhas são particularmente adequadas aqui.

No final do 2º ano e o começo do 3ª ano, os dois eixos espelhados se juntam. Essas formas são florais e foliadas. Aqui há formas, como uma flor, em que as crianças deixam o lápis rapidamente após uma linha traçada - logo acordando - e, em seguida, recomeçam e desenham novamente. Isso é o que as crianças adoram. Aqui, os alunos podem treinar seus olhos equilibrando a forma com os descendentes das linhas.
Nestas formas, o estado mental do aluno é bem reconhecível. A correção sensível do professor tem um efeito positivo na criança e deixa um contentamento.
Existem "formas abertas" que não têm centro ou "formas de ponta".

No 3ª ano começa o "Rubicão". Pela primeira vez, sentimentos de solidão aparecem nos alunos. Esse sentimento é mais um passo no despertar.
O desenho se torna mais livre e o artístico reflete o que acontece na alma. É praticado formas assimétricas que continuam a lembrar de flores. Um envelope é colocado em torno do caderno, há um centro através do qual desenhar. A forma é permitida para jogar, não precisa ser tão rigorosa e as formas criam tensão em sua dinâmica. É uma imersão gráfica nos processos da natureza. A alma carrega o movimento das formas. As forças da planta, o processo de crescimento e transformação, são reconhecidas. Aqui a experiência da forma torna-se importante novamente. Isso é necessário para neutralizar os processos danosos de civilização.

Mais uma vez, o olho é necessário novamente para compensar. A visão geral da forma é importante. Existem formas de corrida, em preparação para aprender o roteiro e formas rítmicas de movimento que são extraídas do sentimento.

No 4ª ano, os alunos começam a desenhar tranças simples à alta tecelagem. Eles são freqüentemente admirados nas salas de aula, onde eles decoram as paredes como guirlandas. Este é um exercício de alta concentração.  Oque torna a sala divertida e leva à satisfação.
 Todo mundo tem suas próprias experiências. Foi uma introdução maravilhosa e através da prática, algo rastreável ao que este assunto significa e como nossos filhos são apoiados e desafiados. Ao longo dos anos escolares, há sempre prática e repetição, e processos internos muito importantes são acionados para ajudar nossos filhos a se tornarem pessoas de livre pensamento.

Muito obrigado ao Sr. Kauder, que comunicou essa palestra de maneira tão vividamente maravilhosa.

O desenho de formas só pode ser encontrado como um assunto desta forma nas escolas Waldorf. No símbolo durante as primeiros três anos, as formas mais variadas são praticadas. É sobre a experiência de várias formas a experiência de espaço, a experiência das direções espaciais para a manutenção da independência e mobilidade da imaginação, mas também de formação da vontade, porque para muitas criança não é fácil de concretizar em formas pré-determinadas as formas no papel.

Começando com a linha reta e as linhas tortas com inúmeras variações na primeira série como preparação para a escrita, continua a simetria de exercícios e reflexões. A quinta classe é seguida pela geometria à mão livre, que finalmente se abre na geometria com a bússola e a régua.