Trabalhos Manuais

Na Escola Ensino Vivo, o trabalho manual é ensinado do 1º Ano ao 5º Ano.

Os principais objetivos educacionais do nosso ensino são a aprendizagem dos próprios limites e da superação. A promoção da mobilidade artística do corpo constitui uma boa base para o desenvolvimento da flexibilidade mental. O envolvimento do aluno com o material e o trabalho resultante contribuem para a formação de qualidades mentais, como perseverança, paciência e força de vontade.

Para atingir estes objetivos educacionais, que exige o desenvolvimento de habilidade motora fina, a visão cada vez mais clara do material, promovendo forma estética e percepção de cores, a valorização do ambiente (utilização cuidadosa e sustentável de materiais através da reciclagem de idéias) e não menos a Educação para uma operação independente e duradoura, desde a ideia até a peça acabada.

Os resultados da pesquisa neurológica apontam para uma conexão entre os movimentos motores finos no trabalho manual e o crescimento proporcional de certas áreas do cérebro.

1º ao 3º Ano:
Nessas aulas, as crianças aprendem as técnicas de tecelagem, tricô e crochê após um exame minucioso de lã .  Itens úteis, como uma corda de pular, uma rede de compras, pegadores de panela e o primeiro boné são criados.

4º Ano:

Aqui, a técnica de bordar é acompanhada pelo amplo campo de design de superfícies criativas. Trabalhando de perto com desenho de formas, geometria e teoria das cores, os alunos criam peças de trabalho individuais, tais como: Como um livro de agulhas, travesseiros ou bolsas.

5º Ano:

O tricô é recolhido novamente. Os pontos direito e esquerdo, assim como seu aumento e diminuição, ampliam a gama de desenhos dos alunos, criando estruturas tridimensionais, como meias, luvas, bonecos de mão e outros objetos.