Declaração de Missão da Escola Ensino Vivo

A Escola Ensino Vivo começou em Janeiro de 2006 com sua operação de ensino. É uma escola particular com turmas de Educação Infantil(maternal e Jardim) e Ensino Fundamental I 1º ao 5º Ano, onde todos os cursos são reconhecidos pela secretaria municipal e estadual de educação e demais órgãos de fiscalização municipal.

O nosso trabalho pedagógico
A educação Waldorf, desenvolvida por Rudolf Steiner com base na antroposofia, é o princípio orientador das atividades educacionais e educativas. Esta abordagem educacional é complementada e apoiada por pesquisas pedagógicas atuais.

Na sala de aula, caracterizada por permanência e ritmo, a escola funciona de acordo com as diretrizes do currículo Waldorf e atende às necessidades individuais e às necessidades de desenvolvimento dos alunos. A aprendizagem conjunta e com poucos alunos de diferentes talentos ocorre ao longo dos anos escolares em grupos de aprendizagem estáveis.

De maneira saudável, os alunos podem igualmente desenvolver suas mentes, sua criatividade, seu potencial artístico e sua personalidade. Aprendendo com cabeça, coração e mão. Os alunos são holisticamente educados, o que os torna:

• a desenvolver habilidades sociais e tornar-se consciente.
  • a manter sua agilidade interior e abertura para novas perspectivas.
  • a preservar a vontade de uma aprendizagem alegre e duradoura.
  • a permanecem autênticos em sua essência.

A nossa parceria colaborativa
A Escola Ensino Vivo está ao serviço dos seus alunos. Todas as partes envolvidas compartilham um amor comum pelas crianças que lhes são confiadas. Através de sua cooperação respeitosa, confiante e proposital, nossos professores, pais, alunos e colegas de trabalho criam conjuntamente a "escola do espaço vital". Ele é caracterizado pelo interesse pela outra pessoa e pelo compromisso voluntário de trabalhar ativamente pela escola e seus objetivos.

Particular importância é dada aos pais e professores que trocam e se comunicam sobre questões de educação e desenvolvimento. Eles entendem a educação e a formação de crianças e jovens como uma missão comum em respeito mútuo e reconhecimento de suas respectivas missões.

Nossa Contribuição para a Sociedade
A Escola Ensino Vivo é parte integrante da paisagem de nossa cidade e está aberto a todas as classes da população e a todos os credos. Em sua orientação básica, é cristãEncontramos os grandes desafios do nosso tempo com a pedagogia holística de Rudolf Steiner:

• Tornar suas relações sociais estáveis ​​e gerenciáveis.
  • Nós transmitimos as noções básicas de um estilo de vida saudável.
  • Consideramos o organismo terra como um ser vivo.
  • Ensinamos uma abordagem respeitosa e responsável à natureza.

A Escola Ensino Vivo contribui para que seus alunos enriqueça o ambiente e desta  forma, satisfazendo as exigências em constante mudança do mundo profissional e propiciar condições para despertar todas as qualidades e disposições inatas, desenvolvendo harmoniosamente inteligência, conhecimentos, vontade, ideais sociais e estabelecerem um relacionamento sadio entre indivíduos e seu meio ambiente, que prepare crianças competentes, éticos e com argumentação sólida que permita que  a criança vivencie pelo sentimento e na ação tudo aquilo que aprende depois, intelectualmente. Queremos que cada criança encontre o espaço onde sua luz possa brilhar, sonhando com as coisas antes de assimilá-las como conhecimento.

Ao aplicar a Pedagogia Waldorf, a Escola Ensino Vivo se propõe a trabalhar, não com idéias abstratas, e sim com situações concretas. Quando o educando vive os primeiros anos escolares num mundo rico em imagens morais e pratica os sentimentos de gratidão e amor pela direção segura dos educadores, estará com o seu querer harmoniosamente hasteado no campo dos seus instintos e impulsos. Na medida em que seu entendimento se aclarar, terá a sensação da sua própria dignidade humana e daquela de toda a humanidade. Possuirá força interior para a realização e atuará adequadamente na sociedade.